Português 

Preso no temporal…>>

03-03-2007

«(...)
Estou bloqueado no Parque Nacional Torres del Paine. Ventos de 150 km/h fizeram esvoaçar o meu pequeno mundo, eu para um lado, a mota para o outro, numa expressão de poder que nunca tinha vivido antes. Agora estou refugiado numa pousada perto do lago Grey sem poder sair até tudo acalmar. Mas vou retroceder um pouco para explicar como vim cá parar.

Saí de Ushuaia em direcção a Rio Grande, onde descansei essa noite. Depois abandonei a Terra do Fogo apanhando um ferry para Punta Arenas, e daí segui para norte, numa estrada que fez voltar o cenário das pampas. Longas e ventosas rectas a atravessar extensos descampados. Na linha do horizonte era possível distinguir uma vasta muralha negra a desenhar o perfil da cordilheira. Chegando mais perto de Puerto Natales, anunciaram-se os primeiros cenários de montanha, de topos maciços, progressivamente mais recortados e agressivos, com cumes aguçados e vertentes nevadas do lado da sombra.

Puerto Natales junta a este pano de fundo as águas calmas do golfo Almirante Montt. Em si, é uma vila pequena e pacata, que contrasta com a vibrante atmosfera de expedição e aventura dos muitos turistas que aqui centram a exploração da região. Trazidos de longe por grandes autocarros, passeiam as suas mochilas gigantes pelo traçado ortogonal dos arruamentos, povoando supermercados, hostales, bancos e cybercafés. Compram mapas, discutem dicas, procuram as melhores ...
(...)»


Leia na íntegra esta e outras crónicas no livro BuenaYork!

BuenaYork: O Livro
35.000 km
15 countries
7 months (Jan-Ago 07)
30 travel chronicles